CASAS PRÉ-FABRICADAS:UMA MORADIA QUE INSPIRA CUIDADOS

Preço e tempo de construção inferiores aos imóveis tradicionais fazem das casas pré-fabricadas uma boa opção para muitas pessoas porém sua aquisição requer atenção. Veja as orientações da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça.

Inicialmente o consumidor deve ficar ciente de que, em termos de comparação, a casa de alvenaria, apesar de custo e tempo superior para construção, tem vida útil mais longa.

Outro fator relevante a ser analisado é se a residência pré-fabricada é adequada à região escolhida (praia/montanha) tendo assim, conforto térmico e maior durabilidade.

Após estas considerações, o passo seguinte do interessado é certificar-se junto à Prefeitura se o terreno a ser utilizado encontra-se em situação regular e se há alguma restrição a estas construções.

Este tipo de edificação é montada sobre uma laje usando-se madeira tratada por produtos químicos para imunização contra fungos e cupins. Como este processo é muito técnico e, sendo o consumidor leigo a este respeito, deve-se verificar qual a madeira e o tratamento que será usado e então consultar um especialista.

O terreno a ser construída a casa também necessita de tratamento prévio para eliminação de fungos e insetos.

Tanto o serviço relativo a laje (infra-estrutura) quanto ao do terreno não são obrigatoriamente de responsabilidade da empresa que monta a casa, desta forma é necessário que este dado seja combinado e documentado com antecedência.

Algumas empresas oferecem um "kit" pronto da casa mas, é preciso averiguar quem arca com o que (fundação, montagem, material, mão-de-obra etc.) e, ainda o que compõe este pacote.

Antes de fechar negócio é importante que o consumidor pesquise preço, condições de pagamento, entrega E qualidade. Verifique se é um kit de material e montagem ou se de serviços e produtos separados e, ainda a idoneidade da empresa. Pergunte para conhecidos que já possuem casas pré fabricadas adquiridas e montadas pelo fornecedor escolhido, visite e converse com proprietários de obras em andamento e/ou concluídas e, por fim, ligue para o telefone do cadastro de empresas reclamadas do Procon-SP - 3824.0446.

Quanto à escolha do modelo e acabamento vai depender da preferência do contratante mas, nunca esquecendo de especificar, detalhadamente, tudo o que for combinado verbalmente no contrato e/ou no croqui.

O comprador só deve efetivamente contratar a obra após terem se esgotado todas as suas dúvidas. Tudo o que for combinado entre as partes na fase pré-contratual deve ser documentado, não aceite acordos verbais. Para maior segurança guarde folhetos, fotos e prospectos publicitários.

 

CONTRATO

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato e risque os espaços em branco que houverem. Neste documento, além dos dados pessoais do consumidor e da empresa contratada (nome, endereço e CGC), é necessário estarem compactuadas as obrigações das partes. Ele deve conter ainda, informações claras sobre : o tipo de tratamento a ser efetuado no solo e de quem é a responsabilidade , o mesmo se aplica à construção da laje; o tipo de madeira a ser usada; a data de entrega da obra; se for um kit de material/montagem, detalhamento de todos os itens que o compõem; orientação para manutenção; tempo e cobertura da garantia; especificações sobre a instalação elétrica, hidráulica e acabamento; valor total; condições de pagamento; quando financiada, data de vencimento, importância e número de cada parcela; encargos na quitação após o prazo estipulado etc. Exija uma cópia assinada.

Outro cuidado importante é que, se possível, vincular o pagamento, a cada etapa de conclusão da obra.

Procure estar presente ou designe alguma pessoa de confiança na entrega do material para, assim, conferir a falta de algum item e, principalmente, se a madeira é do mesmo tipo e qualidade que foi combinado. Na dúvida, tenha em mãos uma amostra da madeira para comparação ou solicite ajuda de especialistas da área.

O consumidor deve ficar ciente de que as casas de madeira necessitam de manutenção permanente para manter suas qualidades originais. Desta forma, o comprador deve certificar-se de que maneira a conservação deve ser exercida. Peça um manual de instruções.

 

O PROCON funciona:

Rua Arnaldo, 49
Vila Bastos
Santo André, SP
CEP 09040-360

Atendimento diário com prévio agendamento a partir das 8:00 horas.