LIMPEZA DO TERRENO
INSTALAÇÃO E LOCAÇÃO DA OBRA


A) DEMOLIÇÃO:
Um tipo de serviço que pode aparecer é o de demolição de edificações antigas existentes no terreno onde se pretende construir. Este serviço inclui também a demolição de fundações, muros divisórios ou de contenção, redes de abastecimento de água e energia elétrica, redes de esgoto, telefone, etc., mais a remoção e o transporte de entulhos.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
- Regularização da demolição na Prefeitura local;
- Cuidados especiais para evitar-se danos a terceiros (providenciar vistorias);
- Atenção para o reaproveitamento dos materiais que saem da demolição (inclusive para as instalações provisórias da nova obra).

B) LIMPEZA DO TERRENO:
Capina, remoção de matacões e casas de cupim, desmonte de rocha.

C) LOCAÇÃO DA OBRA:
Consiste em marcar no terreno a exata posição do prédio, transportando as dimensões desenhadas no projeto arquitetônico em escala reduzida para a escala 1:1.



Marcam-se no terreno as posições das paredes, fundações, pilares, tomando-se por base as plantas de localização, fundações e formas fornecidas pelo projetista de estrutura.
- Procedimento:
Construir uma tabeira (cercado de tábuas em torno da posição da obra no terreno) com o auxílio de pregos, tintas para escrever informações nas tábuas, nível de borracha (mangueira), teodolito, trena, esquadro, metro e nível de bolha.



- Como localizar o eixo de um pilar: com a ajuda de um prumo de centro e piquete, marcar no terreno a projeção do cruzamento de dois fios de arame perpendiculares amarrados e esticados nos pregos da tabeira correspondentes a cada pilar.



D) INSTALAÇÃO DA OBRA:
Layout do canteiro: estudo do arranjo físico de homens, máquinas e equipamentos no espaço disponível do canteiro de obras.
- Tapumes: É a cerca da obra. Respeitar o código de obras local no que diz respeito a obrigatoriedade, segurança, altura mínima e alinhamento do terreno. Além disso, o tapume deve ser durável e de bom aspecto.
- Barracões: Devem ser seguros, duráveis, de bom aspecto, ventilados e iluminados. As dimensões devem ser de acordo com o porte da obra e topografia do terreno, quantidade e tipo de produtos a armazenar, n.º de operários a abrigar e processos construtivos a empregar. Deve ter seu piso cimentado. Ex.: Almoxarifado, vestiário, sanitários, escritório, refeitório, alojamentos e depósitos.
Os depósitos de formas e armaduras já preparadas devem estar próximos aos equipamentos de tranporte vertical (gruas, elevadores de carga, torres ou esteiras rolantes). No caso de uso de gruas para transporte interno, sua área de serviço (varredura) deve abranger esses depósitos.
- Carpintaria: mesa(s) para serra(s) circular(s) e de fita, bancadas para execução de formas, equipamentos e ferramentas de acordo com o volume de serviço e prazos estabelecidos.
- Central de armação: bancadas para retificação, corte e dobra das armaduras, com chapas e pinos apropriados.
- Central de concreto / depósito de agregados: A seleção, dimensionamento e localização desses equipamentos e instalações deve considerar o volume de serviços a executar, prazos a cumprir, área disponível no canteiro, conjugação da capacidade de produção com a dos equipamentos de transporte e as distâncias horizontais e verticais de transporte.
Regra geral: depósitos de agregados e cimento próximos à central de produção.

E) LIGAÇÕES PROVISÓRIAS DE ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA, ESGOTO E TELEFONE:
Elaboração de projetos por profissionais especializados e devem obedecer prescrições das concessionárias locais.